Edição 2015

Confira abaixo fotos e os projetos desenvolvidos na 1ª edição da Residência Red Bull Basement.

Projetos de 2015

Mapa Daqui

O Mapa Daqui, projeto do residente Lucas Neumann, funciona como um sistema colaborativo de sinalização para pedestres nos centros urbanos. A ideia é que as próprias pessoas instalem as placas pela cidade, depois de fazer o download através de um web app. Além de servir como um mapa da região, cada peça ainda possui espaços em branco para que a comunidade ao redor complemente com informações interessantes do local.

Página do projeto
Sinta São Paulo

Uma das propostas do desenvolvedor Rodrigo Guerra é coletar dados, tanto presencial quanto digitalmente, a fim de descobrir como as pessoas se sentem em relação as regiões da cidade que elas frequentam, para então cruzar com relatórios sobre violência e educação. Assim, diversas ONGs terão um site onde acessarão informações valiosas para seus projetos sociais.

Página do projeto
Bicilume

O Bicilume, projeto desenvolvido pela dupla Matheus Knelson e Paloma Oliveira, surgiu a partir de discussões fomentadas na residência e da troca com outras iniciativas. É um dispositivo de luz para ser acoplado em bikes, que se conecta a um app de celular e permite que o cicilista saiba da proximidade de outros ciclistas, permitindo que se contatem e possam combinar trajetos conjuntos. A ideia nasceu, principalmente, ao descobrirem que há um percentual muito baixo de mulheres ciclistas e de jovens de 14 a 25 anos que andam de bicicleta em São Paulo. A hipótese é que essas pessoas não se sentem seguras pedalando sozinhas. Portanto o app e o dispositivo luminoso identificam os usuários entre si, criando uma rede e tornando a pedalada mais segura. O que pode incentivar e encorajar futuros ciclistas.

Santa Ifigênia

Pedro Belasco também se dedicou a um sistema de mapeamento mais eficiente e autêntico em um projeto com a cara do centro de São Paulo. Depois de uma profunda investigação com os comerciantes e moradores da Santa Ifigênia, região tradicional pelo seu comércio de eletrônicos e por acolher imigrantes, Pedro apresentou um panorama histórico e informativo sobre o que podemos encontrar nos cantos deste agitado bairro.

Página do projeto
Esquema da Rua

A segunda proposta de Rodrigo é mobilizar a população de São Paulo a ajudar as pessoas em situação de rua. O projeto consiste em duas etapas: primeiro, os habitantes são convidados a informar em um site os serviços e atividades que podem ajudar os moradores, como pontos de doação ou realização de documentos. Depois, uma vez mapeadas as informações, as pessoas poderão informar serviços e atividades que oferecem auxílios para quem vive nas ruas.

Página do projeto
Monitoramento de qualidade de água e ar

VJ Pixel uniu dois projetos existentes em que participa, o OpenDustMap, de monitoramento do ar e o Rede InfoAmazonia, de monitoramento de qualidade da água na Amazônia Brasileira. A proposta é fazer este monitoramento no centro de São Paulo, unir e aperfeiçoar essas iniciativas e montar um site que integra estes dados.