MAKERSPACE

O makerspace promove encontros e trocas. Nosso espaço tem como objetivo o uso coletivo, a fomentação criativa e o uso consciente dos equipamentos. A agenda do espaço conta com acompanhamento e monitoria, aulas práticas, conversas sobre os movimentos hacker e faça-você-mesmo. Estamos abertos para receber ideias, projetos e atividades que possam ser desenvolvidas aqui no nosso QG.

Estamos localizados no 1º andar do Red Bull Station e nosso horário de funcionamento é de terça-feira a sábado, das 13h às 19h.

Envie seu projeto ou venha nos visitar e participe das atividades semanais.

Acompanhe nossa agenda e inscreva-se pelo e-mail: basement.inscricoes@redbull.com.br

Agenda

Pitch de projetos da Residência Hacker – Red Bull Basement

Data: 10/05/2016 Hora: 19h Local: Auditório e Makerspace Red Bull Basement

Mostra de projetos

Data: 14/05/2016 Hora: 11h Local: Makerspace Red Bull Basement

Oficina de solda básica – Montando sua placa arduíno

Data: 11/06/2016 Hora: 11h Local: Makerspace Red Bull Basement

Oficina teórica e hands-on: Montando sua placa arduíno

Data: 14/06/2016 Hora: 20h Local: Red Bull Station - auditório

Café Reparo

Traga sua torradeira!

Data: 21/06/2016 Hora: 20h Local: Makerspace Red Bull Basement

Cidades Abertas: como a atitude maker e as tecnologias estão reinventando a vida urbana?

As práticas ágeis, a inovação ascendente, a cultura de colaboração e a abertura são fundamentais para o movimento maker. O que pode acontecer quando aplicamos estas metodologias para a cidade? Como uma cidade mais aberta e reticulada se torna uma plataforma que permite a seus habitantes se reapropriar dela? Como a cultura maker e a tecnologia podem “hackeá-la”, oferecendo uma governança mais democrática? Como a cidade pode ser não somente “inteligente” usando de grandes tecnologias fechadas e dedicadas ao ganho de produtividade, mas sim aberta, ágil e familiar?

Data: 23/07/2016 Hora: 11h Local: Makerspece Red Bull Basement

Tecnologia e Mobilidade no futuro

As tecnologias digitais estão agora em todos os lugares para facilitar e tornar a mobilidade urbana mais sustentável, questão prioritária nos dias atuais. São encontradas em bicicletas de auto-serviço, nos aplicativos de carona solidária e em táxis conectados. Elas ajudam a dar mais fluidez à multimodalidade. Amanhã eles estarão no coração de uma mobilidade pacífica, livre e sustentável?

Data: 07/07/2016 Hora: 19h30 Local: Makerspace Red Bull Basement

Prototipagem na prática

Se agora é muito mais fácil para criar um protótipo, racionalizar e industrializá-lo continua a ser uma questão complicada. A ideia desta sessão é mostrar a riqueza do ecossistema de fabricação chinês, sua flexibilidade e agilidade que permite que jovens empreendedores produzam rapidamente objetos e projetos em grandes ou pequenas quantidades a um baixo custo.

Data: 14/07/2016 Hora: 19h30 Local: Makerspace Red Bull Basement

Economia Circular

Como as tecnologias, os novos modelos de negócios, a alteração das lógicas de fornecimento de matéria-prima, além de práticas e soluções bottom-up colaborarão com cidades mais sustentáveis e​ também mais habitáveis​?

Data: 21/07/2016 Hora: 19h30 Local: Makerspace Red Bull Basement

Cidades do futuro: Frank Kresin

Qual a cara da cidade do futuro? A visão tecnocrática tende a deixar de lado um elemento central da cidade: seus habitantes. E se as tecnologias não forem somente aceitas, mas apropriadas pelos cidadãos? E se a cidade do futuro não for só “inteligente”, mas também sensível? E se não for a cidade a parte inteligente do futuro, e sim os seus habitantes?

Data: 28/07/2016 Hora: 19h30 Local: Makerspace Red Bull Basement

Code_/mode on – Espaço imersivo e interativo

Data: 01/01/1970

xxxx

Data: 01/01/1970