O projeto

Mais da metade da população mundial vive em centros urbanos. Cidades são sobre pessoas e para transformá-las precisamos entender o que as constituem. Acreditamos que espaços urbanos mais inclusivos e acessíveis são a chave para uma sociedade melhor. Por isso, procuramos por inovações que transformem positivamente a nossa convivência.

Desta inquietação nasceu o Red Bull Basement, uma plataforma que explora formas colaborativas de experimentação com mídias digitais, com uma residência para desenvolvedores digitais, um makerspace e um festival de tecnologia.

O programa tem como principal pilar uma residência hacker – um espaço de produção, pesquisa e difusão de projetos no qual desenvolvedores, hackers e makers se unem para colaborar e criar protótipos que ofereçam soluções para a cidade.

Durante dois meses, cinco residentes selecionados terão a sua disposição um makerspace com equipamentos para prototipagem dos projetos, sete mentores de áreas diferentes escolhidos a dedo para atenderem aos diferentes momentos do projeto: tecnologia e design, designer visual, engenharia, tecnologia criativa, planejamento e programação, além de uma agenda paralela com palestras e workshops sobre o tema.

A programação deste ano contará com uma série de painéis e palestras que permeiam temas do universo maker e hacker. Com foco em tecnologias exponenciais, criatividade e inovação, o Red Bull Basement promoverá o encontro de pessoas que têm em comum o objetivo de causar impactos positivos em nosso cotidiano.

Se você se identifica com o que acreditamos, venha para o Festival do Red Bull Basement.

Se você já tem o protótipo e uma ideia visionária, inscreva-se para a nossa residência.